top of page

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO LQN

  • Manipulação e caracterização de nanotubos de carbono para aplicações industriais, incluindo procedimentos químicos de purificação, dispersão e funcionalização.

  • Obtenção de grafenos e óxido de grafeno por esfoliação química do grafite natural.

  • Desenvolvimento de metodologias para a integração de nanotubos de carbono e grafeno em matrizes poliméricas, cerâmicas e metálicas.

  • Desenvolvimento de metodologias para a preparação de buckypapers e filmes finos à base de nanoestruturas de carbono.

  • Funcionalização de nanoestruturas de carbono com biomoléculas (PEG, peptídeos, proteínas, oligonucleo-tídeos) para bioaplicações e estudos de nanotoxicologia.

O LQN realiza desde a preparação à caracterização dos materiais utilizando processos químicos clássicos e técnicas como análise térmica (DSC e TG espectroscopias vibracional (IV, Raman) e de fotoelétrons excitados por raios X, fotoluminescência e microscopias ótica, eletrônica e de varredura por sonda, microssonda, análise termogravimétrica – TGA, e fluorescência de raios-X – FTIR cobrindo as faixas de 185 – 2600 nm para absorção e 200 - 1600 nm para emissão.

Suas atividades são garantidas pela infraestrutura do CDTN e instituições colaboradoras e apoiadas pela FAPEMIG, CNPq, AEB e CNEN, dentro de programas individuais e de grupos de excelência. Está vinculado atualmente a duas redes nacionais cooperativas em resnanociências, o Instituto do Milênio de Nanotecnologia e a Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono.

bottom of page